Como tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente


Publicado por: AOX Marketing         03 de Abril de 2019

Alguns fatores do processo comercial quando avaliados, podem gerar melhora expressiva no resultado – inclusive na sua empresa. Hoje traremos alguns fatores para lhe auxiliar no processo, para que o torne mais eficiente. Boa leitura!

O primeiro ponto a ser pensado e analisado é: o processo comercial conta com objetivos e metas? Por que perguntamos isso? Pelo simples fato que, sem direcionamento estratégico, nenhum resultado favorável poderá ser alcançado. Pode parecer duro em ler isso, mas acredite, o primeiro ponto é: tenha um objetivo claro.

Veja como tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente

Objetivo

Quando falamos em objetivo e mais do que isso, um objetivo claro, contamos aqui com algo essencial: planejamento. É muito importante diferenciar objetivo de meta e por isso iremos esclarecer. Objetivo claro é uma forma de direcionar, traçar um caminho, dar um sentido. Meta é quanto o processo parte para o quantificável e conta com tarefas e prazos pré-determinados. Você pode direcionar e destacar objetivos distintos entre os projetos, as pessoas e mesmo assim ainda serem tangíveis - assim, entram as metas.

Metas

Para tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente, as metas precisam estar alinhadas com todo processo estratégico. Lembre-se: um objetivo sem meta é um "tiro no pé". Clareza do início ao fim é essencial.

Ao pensar nas metas, lembre-se sempre do Método SMART de Peter Drucker, que se adequa a qualquer negócio e situação:

S = Specific (específico);

M = Mensurable (mensurável);

A = Achievable (alcançável);

R = Relevant (relevante);

T = Time-Based (temporal).

Esse método nos norteia para algo prático e real: a meta precisa ser específica dentro do objetivo do negócio a ser alcançado, mensurável, fáctível, realista e com tempo determinado. Lembre-se sempre: você deve saber onde quer chegar, o que quer alcançar.

Analisando o modelo de vendas

Entender o modelo de vendas da sua empresa é importante, pois como a venda acontece dentro da empresa é como atinge os resultados. Existem quatro modelos que iremos explanar para melhor entendimento.

  1. Outbound Sales: o método mais comum ao qual usa as prospecções ativas. O que isso significa? Atiginr uma meta com algo que dependa de prospecção é o processo que mais gera custo (leads), além de envolver uma equipe grande e depender de tempo para atingir os resultados.
  2. Inbound Sales: com o inbound markting sua equipe comercial estará ciente, bem como conseguirá gerar mais oportunidades, pois é o processo mais previsível quando falamos em capturas de leads no meio digital, trazendo proximidade entre solução e público-alvo.
  3. Modelo em Y: a fusão do inbound e outbound. Complementares, sem excluir suas mecânicas, dinâmicas e estruturas, geram maiores soluções.
  4. Venda: quando pensamos em produto, o mesmo educa e nutre o lead (indução de cadastro do público-alvo, uso e pagamento do serviço - opções em formato de teste, entre outros são utilizados).

Tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente exige análise, estudo e prática. Entender que o famoso "é errando que se aprende" existe, ainda mais quando falamos em pessoas e números.

Por isso, o papel do marketing no processo comercial é complexo, envolve diversos fatores e para tanto, a AOX Marketing conta com uma equipe altamente capacitada e acima de tudo experiente em gerenciar a jornada de compra do consumidor e propor a melhor estratégia/ solução para os mais variados negócios e empresas.

Agende um bate-papo e conte para em como podemos ajudar o processo comercial da sua empresa ser mais eficiente.

Por: AOX Marketing

Fotos/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.




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