Alguns fatores do processo comercial quando avaliados, podem gerar melhora expressiva no resultado – inclusive na sua empresa. Hoje traremos alguns fatores para lhe auxiliar no processo, para que o torne mais eficiente. Boa leitura!
O primeiro ponto a ser pensado e analisado é: o processo comercial conta com objetivos e metas? Por que perguntamos isso? Pelo simples fato que, sem direcionamento estratégico, nenhum resultado favorável poderá ser alcançado. Pode parecer duro em ler isso, mas acredite, o primeiro ponto é: tenha um objetivo claro.
Quando falamos em objetivo e mais do que isso, um objetivo claro, contamos aqui com algo essencial: planejamento. É muito importante diferenciar objetivo de meta e por isso iremos esclarecer. Objetivo claro é uma forma de direcionar, traçar um caminho, dar um sentido. Meta é quanto o processo parte para o quantificável e conta com tarefas e prazos pré-determinados. Você pode direcionar e destacar objetivos distintos entre os projetos, as pessoas e mesmo assim ainda serem tangíveis - assim, entram as metas.
Para tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente, as metas precisam estar alinhadas com todo processo estratégico. Lembre-se: um objetivo sem meta é um "tiro no pé". Clareza do início ao fim é essencial.
Ao pensar nas metas, lembre-se sempre do Método SMART de Peter Drucker, que se adequa a qualquer negócio e situação:
S = Specific (específico);
M = Mensurable (mensurável);
A = Achievable (alcançável);
R = Relevant (relevante);
T = Time-Based (temporal).
Esse método nos norteia para algo prático e real: a meta precisa ser específica dentro do objetivo do negócio a ser alcançado, mensurável, fáctível, realista e com tempo determinado. Lembre-se sempre: você deve saber onde quer chegar, o que quer alcançar.
Entender o modelo de vendas da sua empresa é importante, pois como a venda acontece dentro da empresa é como atinge os resultados. Existem quatro modelos que iremos explanar para melhor entendimento.
Tornar o processo comercial da sua empresa mais eficiente exige análise, estudo e prática. Entender que o famoso "é errando que se aprende" existe, ainda mais quando falamos em pessoas e números.
Por isso, o papel do marketing no processo comercial é complexo, envolve diversos fatores e para tanto, a AOX Marketing conta com uma equipe altamente capacitada e acima de tudo experiente em gerenciar a jornada de compra do consumidor e propor a melhor estratégia/ solução para os mais variados negócios e empresas.
Agende um bate-papo e conte para em como podemos ajudar o processo comercial da sua empresa ser mais eficiente.
Por: AOX Marketing
Fotos/ Créditos: iStock
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