Conteúdos copiado no site da sua empresa pode ser um problema


Publicado por: AOX Marketing         28 de Janeiro de 2020

É certo que a produção de conteúdo está em foco entre as estratégias de marketing e crescimento. Em meio a este cenário, identificar o plágio é uma circunstância pode vir a ser mais recorrente do que deveria.

Pode ser que você não saiba, mas a prática de plágio é um crime previsto por lei, e o Código Penal Brasileiro possui uma sessão específica para tratar crimes contra propriedade intelectual.

No âmbito digital, a cada nova atualização disponibilizada, o Google visa implementar e aprimorar parâmetros que penalizam páginas que o mesmo porventura identifique que estejam plagiando conteúdos de terceiros. Visto isso, na atualidade, a produção de conteúdo para web deve ser realizada por profissionais devidamente capacitados, que ao menos possuam conhecimentos em técnicas de SEO (Otimização para motores de busca). Na leitura a seguir, você confere algumas razões e consequências pelas quais você não deve permitir que a prática de Ctrl+C e Ctrl V seja adotada em seus conteúdos.

Autoridade de marca

Um dos principais benefícios da produção de conteúdo é a potencialização da autoridade de uma marca em seu nicho de atuação. Quando você possui em suas páginas qualquer conteúdo que seja copiado de outro site, deixa de ser referência e transporta essa credibilidade para outra empresa -ainda que não mencione a fonte.

E por falar em credibilidade, qualquer conteúdo duplicado é facilmente identificado pelos usuários, fazendo com sua marca deixe de ter o crédito esperado com essa ação.

Impacto nas buscas do Google

É comum o pensamento de que todos os sites que contenham algum conteúdo duplicado sofrerão penalizações do Google. Mas fique tranquilo, pois o processo não é bem assim. Os algoritmos do maior navegador da atualidade, são suficientemente aprimorados para analisarem inúmeras questões antes de indexar uma página, como a complexidade e estrutura do conteúdo em questão, data de publicação, entre tantos outros fatores.

Então, caso alguém plageie o seu conteúdo, não se preocupe, pois as penalizações no Google serão devidamente aplicadas, como por exemplo aumentando a dificuldade de ser encontrado através das buscas orgânicas -um dos principais objetivos da produção de conteúdo.

Citar é o mesmo que copiar?

Contudo, existe também a possibilidade de você encontrar um conteúdo que seja extremamente útil e que sirva como base para a criação e desenvolvimento de outro novo. É perfeitamente viável mencionar links ao longo do seus posts como referências, sempre dando os devidos créditos as fontes. Essa prática também faz parte de uma técnica conhecida como Link Building, um trabalho onde há troca de autoridade entre domínios, benéfica para todos, tanto produtores quanto consumidores de conteúdo.

Tenha em mente que o Google visa oferecer a melhor experiência possível para os usuários, bem como as informações mais completas. Quanto mais relevante e bem estruturado ser seu conteúdo, maior são as chances de reconhecimento como referência de informação.

O plágio é um crime contra a propriedade intelectual e deve ser denunciado quando identificado. Por esta razão, a AOX Marketing conta com um time de profissionais especializados e focados em proporcionar resultados reais. Você pode conhecer nossas soluções que te levarão ao sucesso agora mesmo!




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