O faturamento entre as duas áreas custam às empresas B2B cerca de 10% do faturamento todos os anos e estima-se que este problema entre as duas áreas seja uma das principais divergências entre elas. Porém, um melhor alinhamento entre o time de marketing e o time de vendas pode produzir um crescimento significante (cerca de 19%) no faturamento, se bem estruturado.
A origem do desalinhamento entre o departamento de marketing e o departamento de vendas é algo tênue. Mesmo cada uma das áreas executando tarefas de abordagens distintas, o objetivo final é o mesmo, assim sendo, precisam estar sempre atentas. A equipe de marketing tem por objetivo atrair novas oportunidades de vendas, já a equipe de vendas que faz o comercial precisa convertê-las e assim, uma complementa a outra, como uma "engrenagem", porém, nem sempre é tão fácil atrelá-las.
A meta de um é faturar a outra é desempenhar. Assim, com metas aparentemente diferentes, o desafio é fazer com que o bem comum para a empresa seja conquistado. De um lado temos o volume e a qualidade de oportunidades e o outro o quanto essas oportunidades não são aproveitadas como deveriam e quando não há um alinhamento entre marketing e vendas, tem origem como consequência o desalinhamento estratégico começa quando ambas não desempenham atreladamente.
Para superar as desavenças e não mais perder dinheiro com esse conflito e ajudar a sua empresa faturar mais superando o desalinhamento entre marketing e vendas, três dicas são essenciais e a primeira delas é acabar com a cultura da culpabilização. A equipe não precisa de uma mentalidade que seja destrutiva, pelo contrário, precisa de uma mentalidade de crescimento, de foco em soluções, ao invés de buscar culpados. Desafios são bons e precisam ser encarados como positivos sempre! A segunda dica é: equilíbrio na gestão.
Muitos CEOs tendem a alocar mais dinheiro na área de vendas, pois ser mais tangível e o impacto no faturamento ser mais evidente, o que é um erro, por isso, qualquer tipo de decisão precisa ser tomada de maneira analítica (como um todo) e transparente, em busca de um bem comum para todas as áreas. A terceira e importantíssima dica para ir contra a falta de alinhamento entre marketing e vendas é: um acordo entre marketing e vendas é o segredo para alcançar a meta.
Parece uma dica boba, mas acredite, não é. Quantos leads qualificados são necessários pro marketing entregar para que vendas possa atingir a meta do mês? Sintonia, decisões, um acordo entre ambos, "engrenagem", lembram?
A falta de alinhamento entre marketing e vendas pode custar caro para a sua empresa e é importante frisar, no entanto, que a ideia não é converter as duas áreas - distintas, porém muito parecidas - em uma só, mas reduzir todos os atritos e potencializar ao máximo a entrega uma da outra. Os times, mesmo que distintos, devem crescer juntos, levantar as demandas, as dificuldades, compartilhar tudo, de modo construtivo/ evolutivo para todos.
A AOX Marketing entende que a falta de alinhamento entre marketing e vendas dentro das equipes pode sim ser um agravante nos resultados e por isso, conta com uma equipe estratégica prontamente a estudar a sua empresa, suas reais necessidades e traçar os próximos passos a serem implantados. Agende hoje mesmo uma reunião!
Por: AOX Marketing
Fotos/ Créditos: iStock
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