Por que a falta de alinhamento entre marketing e vendas pode custar caro para a sua empresa?


Publicado por: AOX Marketing         15 de Maio de 2019

O faturamento entre as duas áreas custam às empresas B2B cerca de 10% do faturamento todos os anos e estima-se que este problema entre as duas áreas seja uma das principais divergências entre elas. Porém, um melhor alinhamento entre o time de marketing e o time de vendas pode produzir um crescimento significante (cerca de 19%) no faturamento, se bem estruturado.

Origem do desalinhamento entre marketing e vendas

A origem do desalinhamento entre o departamento de marketing e o departamento de vendas é algo tênue. Mesmo cada uma das áreas executando tarefas de abordagens distintas, o objetivo final é o mesmo, assim sendo, precisam estar sempre atentas. A equipe de marketing tem por objetivo atrair novas oportunidades de vendas, já a equipe de vendas que faz o comercial precisa convertê-las e assim, uma complementa a outra, como uma "engrenagem", porém, nem sempre é tão fácil atrelá-las.

A meta de um é faturar a outra é desempenhar. Assim, com metas aparentemente diferentes, o desafio é fazer com que o bem comum para a empresa seja conquistado. De um lado temos o volume e a qualidade de oportunidades e o outro o quanto essas oportunidades não são aproveitadas como deveriam e quando não há um alinhamento entre marketing e vendas, tem origem como consequência o desalinhamento estratégico começa quando ambas não desempenham atreladamente.

Como superar as desavenças entre marketing e vendas

Para superar as desavenças e não mais perder dinheiro com esse conflito e ajudar a sua empresa faturar mais superando o desalinhamento entre marketing e vendas, três dicas são essenciais e a primeira delas é acabar com a cultura da culpabilização. A equipe não precisa de uma mentalidade que seja destrutiva, pelo contrário, precisa de uma mentalidade de crescimento, de foco em soluções, ao invés de buscar culpados. Desafios são bons e precisam ser encarados como positivos sempre! A segunda dica é: equilíbrio na gestão.

Muitos CEOs tendem a alocar mais dinheiro na área de vendas, pois ser mais tangível e o impacto no faturamento ser mais evidente, o que é um erro, por isso, qualquer tipo de decisão precisa ser tomada de maneira analítica (como um todo) e transparente, em busca de um bem comum para todas as áreas. A terceira e importantíssima dica para ir contra a falta de alinhamento entre marketing e vendas é: um acordo entre marketing e vendas é o segredo para alcançar a meta.

Parece uma dica boba, mas acredite, não é. Quantos leads qualificados são necessários pro marketing entregar para que vendas possa atingir a meta do mês? Sintonia, decisões, um acordo entre ambos, "engrenagem", lembram?

A falta de alinhamento entre marketing e vendas pode custar caro para a sua empresa e é importante frisar, no entanto, que a ideia não é converter as duas áreas - distintas, porém muito parecidas - em uma só, mas reduzir todos os atritos e potencializar ao máximo a entrega uma da outra. Os times, mesmo que distintos, devem crescer juntos, levantar as demandas, as dificuldades, compartilhar tudo, de modo construtivo/ evolutivo para todos.

A AOX Marketing entende que a falta de alinhamento entre marketing e vendas dentro das equipes pode sim ser um agravante nos resultados e por isso, conta com uma equipe estratégica prontamente a estudar a sua empresa, suas reais necessidades e traçar os próximos passos a serem implantados. Agende hoje mesmo uma reunião!

Por: AOX Marketing

Fotos/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.




Você gostaria de receber uma análise gratuita?

Receba uma análise gratuita de como estão suas campanhas de Google Ads, Facebook Ads ou da situação atual do seu Website. Iremos te recomendar o melhor caminho para que seu negócio possa ter resultados efetivos com o Marketing Digital.

Deixe seu contato, retornaremos em breve

Marketing especializado para indústrias e empresas de serviços

Concordo e aceito os termos da Política de Privacidade