O ensino é um setor bastante tradicional, e a publicidade realizada nessa área também costuma ser. Contudo, assim como a aprendizagem tem passado por muitas transformações, como a popularização do ensino à distância, a comunicação com os pais e alunos também precisa mudar.
Nesse contexto, o Marketing Digital é um aliado na captação de mais alunos para a instituição de ensino. Veja abaixo como essa ferramenta pode ajudar a sua escola a ampliar o corpo discente.
O site de uma escola deve ser rico em informações, trabalhando os diferenciais em relação à concorrência e mostrando resultados em vestibulares ou olimpíadas de conhecimento. Esse espaço funciona como uma vitrine do colégio, portanto deve explorar a história, metodologias e atividades diferenciadas. Fotos caprichadas são elementos importantes da composição do site de uma escola.
As redes sociais também merecem atenção, destacando as conquistas e trabalhando os valores da instituição. São portas de entrada para o colégio, e devem transmitir confiança aos visitantes.
A escolha do colégio onde o filho vai estudar passa por uma série de etapas. Conhecidas no Marketing Digital como a jornada de compra, esse é o caminho feito de forma consciente ou inconsciente pelos pais. Ela é composta pelos seguintes passos:
- Descoberta: é o momento em que os pais iniciam a pesquisa pelas instituições de ensino. Contudo, eles ainda estão descobrindo o que precisam e o que valorizam na educação dos filhos;
- Reconhecimento do problema: nessa etapa, os pais começam a identificar as discussões principais envolvendo a escolha de uma instituição de ensino, quais fatores levar em consideração e o que é importante para a família;
- Consideração da solução: é nesse momento que os pais já sabem o que estão buscando para a aprendizagem do filho e estão comparando os colégios que mais se encaixam em suas expectativas.
- Decisão de compra: a família já definiu quais os colégios atendem ao que procuram e nessa etapa vão bater o martelo.
Cada etapa dessa jornada demanda um tipo de informação, e uma estratégia de Marketing Digital vai alimentar a jornada com conteúdo para as plataformas da escola, como blog e redes sociais.
Um texto para quem está na etapa de descoberta é diferente daquele produzido para quem já está considerando a solução. Ter claro como funciona cada etapa é o segredo para melhorar esse processo e aumentar os resultados.
Além disso, cada etapa deve ter uma chamada para atrair até o passo seguinte, a chamada conversão. Ela também deve ser adequada a cada momento. Por exemplo, um convite para agendar uma visita presencial deve ser feito aos pais que já estão na etapa de consideração da solução e da decisão de compra.
O grande trunfo do Marketing Digital em relação à publicidade tradicional é a possibilidade de mensurar os resultados e analisar os investimentos que funcionaram. A atração de visitantes pode ser potencializada por meio de campanhas pagas de anúncios digitais, e essas estratégias contam com métricas específicas que ajudam a acompanhar o nível de conversão dos visitantes.
O objetivo do Marketing Digital não é aumentar o número de curtidas na Fanpage, mas transformar os novos visitantes das plataformas digitais em alunos da escola. O conteúdo online será a prévia que vai despertar o interesse por conhecer a estrutura física do colégio.
Com o Marketing Digital, é possível analisar as estratégias que estão funcionando e as que não obtém resultado. Com isso, fica mais claro onde investir e como potencializar a captação de novos alunos.
Uma estratégia de Marketing Digital ajuda as escolas a ampliarem a abrangência geográfica, conquistando alunos em locais que pelos meios tradicionais poderiam não ser encontrados. Além disso, serve como uma forma eficaz de comunicação com os pais de estudantes já matriculados. Cultivando essa relação, mostrando os diferenciais e oferecendo um tratamento individualizado, a escola estará contribuindo para a retenção dos estudantes.
A AOX Marketing oferece uma robusta estratégia de Marketing Digital para o setor educacional, ajudando a captar mais alunos e consolidar a marca da instituição.
Receba uma análise gratuita de como estão suas campanhas de Google Ads, Facebook Ads ou da situação atual do seu Website. Iremos te recomendar o melhor caminho para que seu negócio possa ter resultados efetivos com o Marketing Digital.