A distribuição dos leads gerados de forma estratégica é essencial para ter uma gestão de vendas eficiente. Entenda como fazer a distribuição dos leads gerados entre os vendedores na sua empresa e garanta uma melhor performance e consequentemente um melhor resultado.
Uma gestão de vendas eficaz é um grande desafio ao qual coordenadores e líderes estão acostumados no dia a dia, sendo para qualquer dimensão do negócio - de pequeno, médio e grande porte, porém, dentro desse desafio temos um outro peculiar: a distribuição de leads de maneira eficiente e em como fazer, por isso, trouxemos alguns detalhes para lhe ajudar nessa tarefa.
O primeiro passo é organizar o processo de vendas e alinhar com a equipe, a fim de ter como prioridade as metas superadas e que todos os resultados sejam lucrativos. A organização proporcionará a melhor distribuição dos leads e assim, compreender a fundo regras de distribuição, comissão e gatilhos.
SLA (Service Level Agreement) é um acordo com as equipes de marketing e vendas. Esse acordo determina o papel de cada departamento e estabelece metas, assim, todos entendendo suas metas, entendem o processo de vendas como um todo, de forma clara e simples. Além disso, o SLA ajuda a fazer a transição dos leads de marketing para vendas, favorecendo a comunicação direta com os vendedores.
Com o SLA de marketing e vendas atuando, definir as regras para distribuição estratégica dos leads entre os vendedores é o próximo passo. Esse passo é essencial, pois ele garante que o roteamento não cause conflito com os demais departamentos e equipe. Definir e sinalizar os critérios da distribuição dos leads é possível e faz parte da estratégia, contribuindo com informações como cidade, ticket médio, entre outros.
Vale lembrar! Esse processo é importante mas acima de tudo o comprometimento com as regras é essencial, pois uma gestão de vendas eficaz ocorre com clareza, determinação e estratégias eficazes.
Uma excelente ferramenta de gestão de vendas e que irá ajudar a fazer a distribuição dos leads gerados entre os vendedores é a automação de marketing. Nutrir os leads e manter o relacionamento até que estejam prontos para conversão é um grande desafio. Uma ferramenta de automação eficaz ajuda a manter os leads por perto e assim, disponibilizam informações de grande valia no auxílio quando falamos em jornada de compra.
Basicamente a automação de marketing permitirá realizar mais vendas para os clientes atuais, bem como colher o máximo de informações sobre os mesmos, gerando assim, futuras novas oportunidades de vendas.
Para finalizar, vale lembrar que nenhuma ferramenta progride sozinha, toda e qualquer ferramenta precisa estar integrada com demais estratégias, a fim do melhor resultado. Integrar a automação de marketing com vendas precisa ser uma realidade e mais do que isso, fluir, estar em sintonia com o todo. O resultado é um só: leads organizados, distribuição justa e adequada para cada time de vendas/ setor. E voltamos ao primeiro item, organização. Quando os processos mantém uma linha estratégica focada em resultados, tendo tudo organizado e claro desde o início, temos os melhores resultados.
A AOX Marketing conta com uma equipe especializada em estratégias de comunicação e vendas para pequenas, médias e grandes empresas. Agende uma conversa e fale mais sobre as necessidades do seu negócio.
Por: AOX Marketing
Fotos/ Créditos: iStock
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