Como montar um pipeline de vendas para sua empresa


Publicado por: AOX Marketing         27 de Março de 2019

O pipeline de vendas pode ser mais eficiente e com isso, as metas da sua empresa/ negócio serão atingidas de maneira mais rápida, ou melhor, com mais facilidade. Vem conferir com a gente como montar um pipeline de vendas e com isso, garantir uma expressiva melhora no seu resultado.

Vamos entender o que é um pipeline de vendas

Primeiramente, vamos entender o que é um pipeline de vendas. Muitos gestores ainda se perdem em nomenclaturas que surgem a todo instante, por isso, estar sempre atualizado é essencial. Pipeline de vendas nada mais é do que o mapa da atividade diária que compõem todo processo de vendas (no caso, no trabalho de um representante comercial), especificando cada etapa da negociação. Conhecido também como "funil de vendas", o pipeline vai desde o recebimento do lead do marketing até o fechamento real do negócio. Viu só? Não foi tão complicado assim de entender.

Gestão do pipeline de vendas

Todos nós, que trabalhamos diretamente com vendas sabemos: nossos resultados giram em torno do pipeline/ funil de vendas. Por meio de análises constantes e assídua gestão da dinâmica de vendas (que é essencial que seja constante), somente com muita dedicação e estudos, teremos as melhores e mais eficientes estratégias.

Você achou complexo?

Ok, vamos lá, o pipeline pode parecer complexo, mas se atentando a quatro indicadores fundamentais e estratégicos, você verá que não é tão complicado assim.

Volume de negociações

- Manter o funil de negociações cheio é importante para obter estoque para suprir a próxima etapa. Estar ciente com o volume de leads é responsabilidade de cada vendedor.

Ticket médio

- O controle de ticket médio precisa andar em conjunto com as metas. É essencial que o vendedor "se pague" e ainda traga o lucro esperado pela empresa.

Eficiência

- O vendedor precisa ter em mente que a métrica é fundamental para que ele enxergue o quão está performando e sua curva de aprendizagem ao longo do tempo de vendas. Eficiência, melhor aproveitamento, um detalhe importante para se trabalhar com mais negociações.

Tempo

- Todo processo de vendas exige tempo, porém, tempo estratégico: quanto menor o ciclo de vendas melhor. O tempo que o vendedor investe no processo para ganhar a negociação vale ouro!

Um pipeline de vendas para sua empresa pode – e deve - abranger diversos detalhes, vale lembrar que todas as estratégias devem ser traçadas por especialistas em alta performance e resultados, assim sendo, uma equipe que resulta e bate metas é possível através de dedicação e acima de tudo estratégias.

Equilíbrio

Equilíbrio é mais do que uma palavra, precisa ser algo real quando falamos em um pipeline de vendas para a sua empresa, pois o equilíbrio resulta em melhoras nos indicadores como um todo. Monitorar e avaliar os indicadores (todos e não apenas um) é o que faz "o bolo crescer". Vale lembrar que nem sempre os indicadores estarão favoráveis/ positivos, porém, ter em mente que se o ticket médio não estiver legal e for necessário aumentar o número de vendas para compensar, assim será, bem como encurtar o ciclo de vendas do pipeline quando o volume de negociações sofrer algum tipo de queda inesperada.

A dica final que damos é: revise todos os processos e etapas das negociações. Estar ciente da dinâmica de vendas e tudo o que abrange esse processo é fundamental. Observe como os vendedores atuam de acordo com as estratégias traçadas e não se esqueça de sempre estar atento aos números, para ter uma estratégia alinhada com suas metas. Que tal agendarmos um bate-papo? Certeza que teremos muito o que oferecer para a sua gestão e mais do que isso, em como montar um pipeline de vendas para sua empresa. Entre em contato!

Por: AOX Marketing

Fotos/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.




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