Como e porque utilizar o Marketing de Conteúdo para um e-commerce


Publicado por: AOX Marketing         18 de Fevereiro de 2020

Uma coisa é certa: vender no mundo digital não é tarefa simples. Em 2012, a estimativa era de que um usuário estava exposto a 1903 anúncios por mês, mas sabe-se que de 7 anos para cá, muita coisa mudou, incluindo os avanços nos recursos de segmentação e alcance do Marketing Digital.

Além de tudo, o e-commerce tem características bem particulares. Uma das mais notáveis é a ausência de vendedor, por exemplo. Todas as transações concluídas através da internet ocorrem por intermédio de estímulos, mas sempre de forma autônoma, e por essa razão, o design é um dos maiores recursos para vendas. Em vista dessa realidade extremamente mutável, é imprescindível a utilização um planejamento muito bem estruturado.

Com o auxílio de estratégias de Marketing de Conteúdo, todas campanhas no digital podem ser muito mais promissoras. Sempre é válido lembrar que o maior foco de qualquer estratégia nunca é o produto, mas sim o consumidor. Faz-se necessário conhecer a fundo o comportamento e hábitos que o seu público-alvo apresenta, tanto no offline quanto nas redes.

Entenda que o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de países que passam mais tempo navegando nas redes sociais. Um dado recente revela que o brasileiro passa em torno de 225 minutos diários conectados nas mídias sociais. Em meio a esse cenário, a estrutura do funil de vendas pode se aplicar na formulação das melhores estratégias para um e-commerce.

Abaixo, você entende como aplicar o Marketing de Conteúdo em cada estágio da jornada de compra do usuário em uma loja virtual. Confira!

AIDA

Atração, interesse, desejo e ação. Os profissionais de Marketing já devem estar saturados desse acrônimo, mas compreendê-lo é fundamental para fazer a convergência perfeita entre os hábitos do consumidor e suas estratégia de vendas, sobretudo no digital. Para o e-commerce, este modelo se altera um pouco. Veja a seguir!

Atenção

Para toda e qualquer estratégia de Marketing: não basta chamar a atenção do usuário, é preciso cativá-la. Sua comunicação nessa etapa irá falar com um público mais amplo, com o objetivo de despertar o interesse do mesmo em conhecer sua empresa e soluções oferecidas. Os canais mais recomendados em primeira instância são os blogs e redes sociais, ambos com conteúdos otimizados de acordo com os parâmetros de SEO. A dica aqui é investir na produção de conteúdo que envolva a atmosfera da sua loja virtual.

Interesse

Concluindo-se a primeira etapa, é preciso segmentar um pouco. Após ter capturado a atenção, está na hora de fomentar o interesse do seu público. Aqui, é possível dar início à estratégias de Inbound Marketing, com ofertas de materiais ricos em troca de meios de contato. Caso o usuário tenha se interessado pelo primeiro conteúdo, coletar o e-mail é extremamente importante para o avanço do mesmo em seu funil de vendas. Entenda que alimentar sua base de dados é fundamental para dar início a produção de conteúdo direcionado e estratégias que visem a aquisição de relacionamento. Blogs, redes sociais, materiais ricos (guias, planilhas, templates, etc...), e-mail marketing e vídeos são recursos valiosos nessa fase. Tenha em mente que o importante aqui é apresentar-se como a marca que oferece soluções completas e ideias para as necessidades do seu público.

Desejo

Quase lá. Você já está próximo de alcançar seu objetivo, ou seja, levar o público à compra. O desejo de compra já foi instaurado e a decisão de aquisição já foi tomada. É hora de intensificar a abordagem um pouco!

Na fase do desejo, vamos alimentar o consumidor com conteúdos sobre o produto que o mesmo almeja, mostrar todos os diferenciais da marca e sem sobretudo, todos os benefícios agregados que o produto tem a oferecer. Sua audiência nesse estágio muito provavelmente será o público que irá concluir as transações, então não tenha medo de ser direto. Produza avaliações dos seus produtos, investindo em gatilhos que convençam a respeito das vantagens de um produto em específico. Nesse momento, o design de toda a comunicação empregada tem máxima importância.

Ação

Call-to-action. As “chamadas de ação” devem estar presentes ao longo de toda a trajetória do cliente, mas na etapa de ação, elas ganham máximo destaque. Aqui a usuário já está convencido da compra e precisa apenas do último “empurrãozinho”. Por essa razão, apostar na compra consciente também é uma ótima alternativa para levá-lo a finalizar a aquisição. Na página de vendas do seu produto, é faz-se necessário dispor de avaliações sobre as características boas (para encantar) e outras que apresentem “contraindicações” também. Isso irá proporcionar a sensação de que o usuário está encontrando o máximo de dados possível, tornando sua compra em um ato muito bem avaliado previamente. Informações sobre a sua loja também são de máxima importância na fase de ação, pois contribuem para a credibilidade e transparência do empreendimento.

A competitividade nos negócios nunca foi novidade, mas investir em estratégias de relacionamento, como é o caso do Marketing de Conteúdo, podem facilitar a proximidade entre marcas e consumidores, ainda mais quando se trata de um e-commerce, onde a transparência e consistência tem valor equivalente à moeda corrente.

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