Comunicar para vender. Podemos dizer que esta é a premissa do Marketing Digital para as empresas. Entre tantos outros objetivos que permeiam as estratégias nesse segmento, é certo que o mais central seja este: o de gerar novas oportunidades de negócios para que o cluster de Vendas da empresa possa executar suas tarefas de maneira satisfatória.
Para entender o impacto do Marketing Digital no faturamento de uma empresa, é preciso estar antenado nas tendências e comportamento de consumo das pessoas. Os números não mentem: de acordo com um estudo divulgado no início de 2019 pela Kantar IBOPE Media, o brasileiro gasta em média, R$ 661,00 a cada três meses com compras online. Partindo desse fato, não é preciso muito esforço para entender a necessidade de investir no digital na atualidade.
Assim sendo, caso você, empreendedor, ainda não esteja convencido a respeito de como as ações de Marketing Digital podem ser benéficas para sua companhia, trouxemos a seguir algumas ações que te auxiliarão a entender a extrema importância de uma presença digital bem estruturada na web. Confira!
Já não novidade que a base para qualquer ação de marketing são os dados. Em função disso, é preciso entender que as redes sociais vão muito além de um passatempo. Elas são ferramentas sociológicas extremamente poderosas na compreensão do comportamento humano.
Vamos a alguns números: entenda que cerca de 22% da população mundial está presente no Facebook, enquanto 76% de todos os usuários da mesma rede social e 51% daqueles que estão no Instagram checam suas mídias sociais diariamente. Além disso, 30% das pessoas no mundo digital, mencionam alguma marca específica como agente transformador na vida. Se formos esmiuçar esses dados, chegamos a informação de que em média, as pessoas passam 2 horas conectadas no seu próprio feed de novidades todos os dias. Esse número salta para 9 horas nas gerações mais novas.
Podemos dizer tranquilamente que a internet já está presente em quase todas as atividades do cotidiano atual, desde os estudos, trabalho, entretenimento ou vida social. E é fato que as mídias sociais também, afinal, elas estão presentes onde as pessoas estão. Mas porque não são todas as empresas que conseguem desfrutar dos benefícios e alcance que estas têm a oferecer? Bom, a razão é que não basta criar publicações, mas sim seguir uma estratégia bem estruturada.
Os anúncios e redes sociais são apenas uma pequena fatia do Marketing Digital, mas é certo que elas desempenham um papel de extrema importância.
Na internet, tanto microempreendedores quanto líderes de mercado estão competindo por espaço no mesmo nível. Todos sabem que é muito complicado iniciar um negócio ou até mesmo alavancar uma marca com uma concorrência de nome super reconhecido e budget milionário somente para investimento em publicidade.
Este é um dos grandes motivos para a ascensão do Marketing Digital, especialmente entre pequenas empresas. Se trabalhado com uma estratégia bem definida, ele permite que esses pequenos empreendimentos possam se tornar líderes em seus respectivos segmentos, mantendo todos os gastos e direcionamentos corretos sob controle.
É importante ter em mente que quando temos informações e domínio, nossas decisões também tornam-se mais assertivas.
Para criar uma campanha de anúncios nas maiores plataformas disponíveis na internet - como por exemplo, o Google Ads ou Facebook Business, é preciso pensar no público que deseja-se atingir. Existem muitos parâmetros que você pode utilizar para realizar esta segmentação. É perfeitamente possível alcançar mais de 1 milhão de pessoas com seus anúncios, por exemplo. Mas pense um pouco melhor: supondo que este seja o real alcance obtido com uma única campanha… você sabe qual a porcentagem que realmente será convertida? E qual será o seu retorno?
Quando não se tem filtros e metas definidas, descobrir a resposta para estas questões acaba sendo bem complicado. Pensando nisso, o investimento mais inteligente pode ser apostar nas pessoas que realmente vão se conectar com a sua marca. Em função disto, conhecer apenas os dados demográficos do perfil de consumidor que o empreendimento possui, como gênero, idade e grau acadêmico está longe de ser suficiente para uma segmentação que ofereça retornos satisfatórios. Essa é uma das melhores ferramentas que a internet e o Marketing Digital puderam oferecer.
Tenha em mente que somos “bombardeados” de publicidades e informações todos os dias, cada vez mais. Para seu anúncio prender a atenção da audiência, é preciso que ele seja muito específico. É preciso ter uma comunicação personalizada. É preciso conhecer o público, bem como seus interesses, motivações e desejos. Somente de dados parecidos com esses, será possível criar um anúncio com impacto relevante e realmente eficaz nas jornadas de compra dos usuários.
E isto não é só para as redes sociais. De acordo com os dados da MailChimp - plataforma americana de automação de marketing, os usuários são 14% mais propenso a abrir um e-mail marketing devidamente segmentado para eles, com chances em até 101% maiores de clicar em botões CTA (Call-to-action), além de reduzir em 10% os cancelamentos de inscrição em newsletters.
Você sabe como é possível avaliar a performance de um comercial exibido na TV? Bom, com alguns testes, é possível determinar o melhor horário para exibição e repetições. Fora isso, geralmente só podemos conhecer os reais resultados de uma campanha via televisão através do volume de vendas ou algo semelhante.
Mas com o Marketing Digital é bem diferente. Os recursos que temos disponíveis nos permitem saber coisas como:
● Se o seu público realmente viu o anúncio;
● Se o seu público interagiu com o anúncio;
● Se o seu público gostou do que viu;
● Se ele permaneceu por algum tempo em seu anúncio;
● Se ele compartilhou com algum amigo;
● Se ele foi influenciado a tomar alguma decisão.
Todas essas informações irão ser extremamente úteis para tomadas de decisões, além de oferecer os conhecimentos que você precisa para conseguir interagir com a audiência, como por exemplo:
● Onde estão as pessoas que se interessam mais em seus anúncios;
● O que eles mais gostam;
● O que os torna mais propensos a reagirem a uma chamada de ação;
● Quem é mais fácil e mais difícil de converter;
● Quais são os seus hábitos no mundo digital.
O Marketing Digital é um trabalho que leva tempo. Dados como esses são facilmente adquiridos com softwares como o Google Analytics, por exemplo. Utilize-os para cortar gastos onde não está havendo retorno. Invista onde está lucrando. Atualize sua estratégia.
Conseguiu entender a extrema importância do Marketing Digital para empresas que desejam manter sua competitividade no mercado do século XXI? Sim, este assunto é bem extenso e demanda certo tempo e dedicação. Mas você pode ficar tranquilo. Com as soluções da AOX Marketing, você aproveita os resultados do trabalho de uma agência com mais de 14 anos de experiência no mercado. Conheça os cases de sucesso e assine agora nossa newsletter para não ficar por fora de nenhuma novidade do mundo do Marketing.
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