Marketing Tradicional x Marketing Digital: O que você precisa saber


Publicado por: AOX Marketing         15 de Outubro de 2019

As definições entre Marketing Digital e Marketing Tradicional podem causar muita dúvida nas pessoas. Com a ascensão da internet, é comum o pensamento de que o marketing praticado através de mídias offline tenha entrado em decadência, mas isso está longe de ser uma realidade.

A verdade é que o trabalho com recursos de marketing demanda alta capacidade analítica. Em vista disso, é preciso que você aprenda a aplicar as técnicas mais eficazes de acordo com cada objetivo, inclusive no que diz respeito a determinar os canais de comunicação que serão mais eficientes para sua estratégia, seja no mundo digital ou offline. Através da expressão “O meio é a mensagem”, criada pelo filósofo Marshall McLuhan, podemos exemplificar o impacto gerado pela escolha da mídia a ser empregada em um plano de comunicação, bem como a percepção e abordagem que campanha irá conter. 

Na leitura a seguir, elaboramos um breve comparativo entre esses dois meios de comunicação em que as estratégias de marketing podem ser aplicadas. Confira!

O Marketing Tradicional

Não precisamos voltar muito no tempo para confrontar as mudanças gigantescas do cenário publicitário. 

Lembre-se de ser inundado por anúncios ao folhear uma revista, ou ainda enquanto zapeava pelos canais e se deparava com aqueles comerciais na TV aberta. O mesmo ocorria também com jornais, outdoors e flyers. Ainda hoje, essas práticas são utilizadas -sendo esses mencionados os meios de comunicação mais empregados pelo marketing tradicional, e podem sim gerar resultados, mesmo não ocupando mais o espaço de grande protagonista em muitas realidades, afinal, deixaram de ter o mesmo impacto esperado outrora. 

Nesse contexto, o público-alvo de uma campanha é visto na posição de receptor da mensagem -e que na teoria, deve absorver e tomar suas decisões baseado no conteúdo cujo que foi exposto.

O que levou a mudança

Ainda que visando produtos, serviços e lucro, o marketing é feito por pessoas e para pessoas. Por isso, toda a mudança no comportamento da sociedade repercute na forma como ele será aplicado.

A internet quebrou barreiras, limites e -inegavelmente, privacidades. Através dela, passamos a enxergar cada indivíduo com as mais diversas particularidades -nunca antes observadas, e sobretudo, mensurar essas informações.

Executar a análise desses dados auxilia na compreensão do comportamento de consumo, bem como na formulação de estratégias eficazes na atualidade.

O Marketing Digital

As práticas do Marketing Digital só se popularizaram entre as empresas recentemente. Durante muito tempo, as organizações permaneceram utilizando métodos tradicionais de marketing aliando às facilidades proporcionadas por ferramentas digitais, como por exemplo os disparos de email-marketing para uma lista de contatos comprada, ou ainda anúncios invasivos sem qualquer embasamento. 

Hoje, o volume de anúncios e propagandas que somos expostos cresceu de forma extraordinária. Em 2013, estimava-se que o brasileiro via cerca de 1800 anúncios online por mês. Diante desse cenário, entende-se que uma abordagem eficaz no cenário digital deve ser personalizada para ser atrativa. A frequência da mensagem é de extrema importância para a memorização, porém a prioridade de qualquer campanha digital deve ser a qualidade e relevância, características obtidas através de dados, criatividade e inovação. Neste ponto, começamos a entender a importância da microssegmentação de mercado e suas estratégias.

O custo-benefício 

Além das abordagens, objetivos e execução, o custo-benefício é um dos diferenciais mais relevantes neste comparativo. Basta compreender que enquanto no Marketing Digital são utilizados muitos recursos virtuais grátis, na vertente mais convencional, anunciar em outdoors, jornais, revistas e até mesmo TV aberta, tem um custo elevado.

Em uma comparação de investimentos, são muitos os casos em que potencializar a presença online pode proporcionar um retorno direto muito mais significativo do que as divulgações tradicionais.

Já acumulamos conhecimento suficiente para entender que ambas as técnicas podem complementar-se perfeitamente dentro de uma estratégia de marketing. É preciso muito planejamento para estruturar uma comunicação integrada e eficiente. As constantes atualizações da internet permitem um mapeamento muito mais assertivo para a execução de planos tático, e sem dúvidas, facilitam também ações de marketing em vias de comunicação mais tradicionais. 

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Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte. 




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