O que é uma ferramenta de CRM?


Publicado por: AOX Marketing         14 de Junho de 2019

Um tipo de software que ainda gera muitas dúvidas quando falamos em métricas e  resultados, por isso vamos falar sobre o que é uma ferramenta de CRM e se já não está na hora de adotá-la no seu dia a dia.

Você conhece o CRM? Já ouviu falar? Te soa familiar, não soa?

O que é uma ferramenta de CRM? E mais do que isso, ela é eficaz? É pra isso mesmo que viemos até aqui, pra explicar de uma vez por todas para que serve.

CRM são as iniciais de Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nome bonito, mas que na prática, temos certo trauma nos atendimentos ao cliente (experiências) espalhados por aí, não é mesmo? Pois é, tudo isso por falta de conhecimento a fundo do que de fato significa essas iniciais.

Qual é a definição de CRM?

CRM é uma definição que vai muito, muito mais além e é muito mais complexa, sendo um conjunto de estratégias e tecnologias usadas para gerenciar, analisar números e interações reais com seus clientes - ferramentas essas usadas para melhorar os atendimentos diretos e indiretos da marca/ empresa.

Qual é o objetivo de uma ferramenta de CRM?

O objetivo de uma ferramenta de CRM é simples: atender as necessidades dos clientes e mais do que isso - ir além! Sim, se usada de maneira estratégica, essa ferramenta mais do que funcionará, será a sua maior aliada de bons resultados!

Com uma base de dados/ informações registradas no sistema, interações nos site, abertura dos e-mails, ligações feitas e atendidas, interesses, é capaz de traçar novos passos e interações personalizadas, a fim de fidelizar esse cliente, tendo-o muito além de cliente, sendo ele parte integrante da sua empresa/ marca.

Um panorama sobre a adoção do CRM por empresas

A adoção desse tipo de ferramenta (CRM) é crescente no país de acordo com a pesquisa realizada pela Martech de 2018 que afirma que é uma ferramenta usada por 63,5% das empresas de tecnologia, número esse, crescente.

Organizar o processo comercial, aumentar a produtividade, mensurar os motivos de não realização das vendas/ fechamento de negócios, são alguns dos benefícios do software de CRM, que possui subdivisões voltadas a atender as mais variadas necessidades da gestão, atuando de forma integrada, permeando entre as áreas: operacional, colaborativa, analítica e estratégica.

Uma ferramenta de CRM registrará e organizará todas as informações entre consumidor e empresa/ marca e estará presente quando o assunto for oportunidades de negócio. Mapeando o cliente de forma precisa por meio de atividades, saberá qual etapa do processo de vendas houve maior dificuldade, bem como êxito.

Todo processo de vendas é analisado direto ou indiretamente pelo software e utilizado de maneira importante nos processos de capacitação dos colaboradores. Vale lembrar que o aumento na produtividade e otimização dos colaboradores é papel de uma boa e assídua gestão de pessoas, aliada a uma excelente ferramenta tecnológica.

Nós da agência de Marketing AOX Marketing acreditamos que um estudo detalhado da empresa, bem como equipe, para assim definir qual melhor estratégia traçar e seguir é essencial para colher bons frutos empresariais. Lembrando que gestão de pessoas é o primeiro passo de uma empresa de sucesso!

Por: AOX Marketing

Fotos/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.




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