Você sabia que são feitas em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo no Google? E o que isso tem a ver com site da sua empresa e com os objetivos do seu negócio?
Você sabia que são feitas em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo no Google? Traduzindo isso, são mais de 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo! E o que isso tem a ver com site da sua empresa e com os objetivos do seu negócio?
Ao longo desses mais de 12 anos trabalhando com o desenvolvimento de sites, me deparei com diversas situações inusitadas, vários websites esteticamente lindos, porém nada funcionais para os negócios, isso muito se deve por uma falta de alinhamento entre quem está desenvolvendo o site, seja uma agência, um freelancer, o próprio cliente ou em muitos casos, por má fé mesmo.
Muitas vezes para ganhar tempo no desenvolvimento de um site, as agências ou profissionais freelancer costumam utilizar TEMAS ou TEMPLATES prontos e simplesmente adaptam ao contexto do cliente, esse é um dos principais erros cruciais, pois essas empresas ganham na velocidade da entrega do site, porém é aí que acontece o que eu costumo chamar de efeito “uma Ferrari no motor de um fusca”. Por que digo isso? Calma, eu vou te explicar e você logo vai entender.
O efeito “uma Ferrari no motor de um fusca” foi o nome que eu dei ao longo desses anos para aqueles sites que esteticamente são lindos, porém quando você começa a rodar alguma campanha e espera que o usuário cumpra uma determinada tarefa, que seja preencher um formulário, solicitar um orçamento ou algo que tenha valor para sua empresa, nada acontece! Os investimentos nas campanhas que você investe, não geram resultados e você coloca a culpa nas ações de Marketing Digital. É aqui que mora o perigo: os canais de aquisição em Marketing Digital.
Os canais de aquisição em Marketing Digital são apenas o início da jornada do usuário, o ponto de conexão entre sua marca e seu público-alvo. Não adianta o profissional que configurar, por exemplo, sua campanha no Google AdWords, fazer o melhor anúncio, selecionar as melhores palavras-chave, inserir as melhores chamadas para a ação, porém quando o usuário clica no anúncio e é redirecionado para o site da sua empresa, a ação que ele tem que tomar não está clara ou o site de tanta imagem e animação, demora horas para carregar; a estrutura da informação não contempla uma ordem estrategicamente pensada para conduzir o usuário a tomar uma ação.
Aqui na AOX Marketing, seguimos a risca um processo de desenvolvimento para um site no qual a primeira coisa a perguntarmos para um cliente é: “Qual é o seu objetivo com o novo site?”. Essa simples pergunta conduz todo o processo de desenvolvimento do site a uma série de estudos e análises do mercado pelo qual o negócio do cliente está inserido.
1. Uma análise de objetivos do seu negócio. Para que o propósito do website cumpra tais objetivos, sendo assim, uma ferramenta estratégica para você ou sua empresa?
2. Caso você ou sua empresa já tenha um site no ar, faremos uma análise detalhada de elementos que poderão compor a estrutura do novo site, através de um conjunto de ferramentas de UX Designer; 3. Com as informações coletadas sobre seu objetivo de negócios, planejaremos a arquitetura da informação, a interface do website e os conteúdos em textos; 4. Apresentaremos um protótipo contemplando toda a interface visual e tarefas pelas quais o usuário deverá cumprir dentro do site; 5. Após a aprovação do protótipo será feito o desenvolvimento do site.Em cada uma dessas etapas você cliente, participará de forma ativa avaliando e enviando suas considerações, para que tenhamos sempre uma entrega apropriada para as suas metas, pois ninguém conhece melhor do seu negócio e dos seus clientes, do que você mesmo e por isso, você sempre será a pessoa mais importante para o sucesso do desenvolvimento do projeto.
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