Pequenos negócios precisam pensar grande em comunicação


Publicado por: AOX Marketing         25 de Maio de 2016

A comunicação é a base de todo relacionamento, e não é diferente com a sua marca, com a sua empresa. Sem uma comunicação eficaz, podem surgir problemas e conflitos, não só entre os seus clientes, mas até mesmo entre seus próprios colaboradores e todos que se relacionem com o seu negócio.

Preparamos 5 dicas valiosas para você colocar em prática na sua empresa e começar a pensar grande na comunicação.

Ouvir é fundamental

 
Ouvir é a chave para uma comunicação eficaz, mas nem sempre é fácil. Uma maneira de se tornar um ouvinte melhor, é limitar as suas distrações, que torna mais difícil absorver tudo o que os outros estão dizendo.

Isso pode significar fechar o seu e-mail, desligar o telefone, ou simplesmente fechar a porta do escritório. Só assim você conseguirá se dedicar totalmente à um assunto, à uma conversa importante com um cliente ou colaborador. Acredite, o seu cliente sempre tem muito a dizer sobre o seu negócio.

Um pouco de imediatismo não faz mal para a sua empresa


Uma das piores coisas que você pode fazer quando surge um conflito, uma crise ou uma reclamação sobre a sua empresa, seus produtos e serviços, é ignorá-la. Na maioria dos casos, a sua resposta precisa ser imediata, mesmo que seja uma breve declaração sobre a posição de sua empresa perante ao fato.
Se você esperar até que você tenha todas as informações necessárias, os clientes ficarão infelizes, e hoje a velocidade da informação mudou. Comentários e reações negativas se espalham facilmente pela rede.

Concentre-se em atender o seu cliente

 
Bom atendimento ao cliente ganha jogo e faz a diferença no seu negócio. A comunicação é uma mão de duas vias, e mais uma vez a chave para resolver uma dúvida ou um conflito, é necessário ouvir primeiro para encontrar a melhor solução. Mantenha as linhas de comunicação com seus clientes abertas, mantenha o relacionamento à longo prazo.

Use o feedback à seu favor

Se você já está se comunica com seus clientes, provavelmente vai receber um feedback regularmente, mesmo se você não o solicitar. Isso pode ser uma grande fonte de informação sobre a sua empresa, seus produtos e serviços. Para ser eficaz, porém, você tem que usar esses dados para mudar e melhorar seus processos. Crie um processo para receber esse feedback e reserve um tempo para analisá-los. Por último crie um plano de implementação de melhorias à partir do feedback.

Materiais de comunicação
 
É essencial que a sua empresa tenha materiais de comunicação bem elaborados e específicos para o seu público alvo, para os seus potenciais clientes. Ter um bom site não é mais luxo, e sim uma necessidade. Ter uma agência de comunicação por trás da criação dos seus materiais é fundamental para que o seu cliente entenda e perceba o real valor do seu serviço ou produto. Pense grande em comunicação. Isso já não é exclusividade das grandes empresas.

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