O primeiro passo é entender o que é Service Level Agreement (SLA) e como implementar entre o de marketing e vendas de forma para que trabalhem no melhor resultado para a empresa. SLA nada mais é do que a sigla, para: Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço), sigla essa que é um acordo entre diferentes setores da empresa.
O tipo SLA mais comum acontece entre marketing e vendas nos resultados e estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Um acordo que basicamente define compromissos/ metas, bem como expectativas de cada equipe, em específico em relação à quantidade de leads passados de marketing para vendas e de vendas no follow-up dos leads, como uma engrenagem (como já dissemos em textos anteriores).
Vale ressaltar que algumas definições do Acordo de Nível de Serviço (SLA) devem ser cumpridas por cada uma das equipes, definindo assim quando um lead deverá ser transferido do marketing para vendas, alinhando as equipes, sem retrabalho.
Acima de tudo um acordo consistente que irá gerar resultados entre marketing e vendas se faz necessário, para tanto:
- Determine a quantidade e a qualidade de leads qualificados que a equipe de vendas vai trabalhar. Sem estimar um número (meta), dificilmente você conseguirá calcular e entregar os resultados;
- Definida a quantidade se leads qualificados, estabeleça a estratégia/ como será feita a passagem do lead para a equipe de vendas. Lembre-se que agilidade e eficiência são essenciais;
- Para aumentar a eficiência da equipe de marketing, defina quais as principais informações que necessitarão para melhor resultado;
- Algo de suma importância, o atendimento é algo que depois de definir as responsabilidades de marketing é hora de alinhar com as metas e responsabilidades com a equipe de vendas, pois tão essencial quanto os leads, é o processo de trabalho da equipe de vendas. A construção de relacionamento que o marketing vem fazendo ao longo do tempo, deve ser algo a ser mantido e cultivado pela próxima etapa, no caso, as vendas/ o vendedor;
- A negociação com o lead pode ou não virar um novo cliente e esse cuidado, a equipe de marketing pode direcionar ao que chamamos de "fluxo de nutrição", ao qual em um outro momento esses leads tendem a virar clientes - por conta do perfil, que deverá ser avaliado, nutrido, porém não descartado.
O Service Level Agreement (SLA) entre o setor de marketing e vendas é sim de extrema importância ser estudado e mais do que isso, implantado de forma estratégica para alavancar os resultados da sua empresa.
Como estamos vendo aqui nos nossos textos anteriores, existem inúmeras possibilidades em tornarmos reais as conversões através de estudos e reais necessidades dos negócios, sendo que cada empresa apresenta uma dor e consequentemente uma necessidade específica. Implementar o Service Level Agreement (SLA) requer profissionais de experimentes do mercado, assim, nós da agência de marketing digital AOX Marketing podemos ajudar a sua empresa de acordo com a sua necessidade. Agende hoje mesmo uma reunião e conte-nos como podemos te ajudar.
Por: AOX Marketing
Fotos/ Créditos: iStock
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